Postagens populares

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


No dia 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e tem como tema “Diabetes Educação e Prevenção”.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, mais de 220 milhões de pessoas têm diabetes e este número será provavelmente maior que o dobro em 2030. Apesar do número crescente de casos de diabetes, um estudo realizado em nove capitais brasileiras mostrou que 46% das pessoas com diabetes desconheciam seu diagnóstico.

O Diabetes Mellitus é caracterizado pelo nível elevado de açúcar no sangue, causado pela falta ou pela quantidade insuficiente de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pela absorção da glicose pelas células. Existem vários tipos de diabetes, sendo os mais comuns o tipo 1, 2 e o diabetes gestacional.

A do tipo 2 está entre as doenças crônicas que representam um grave problema de saúde pública pela alta prevalência no mundo e por ser um dos principais fatores de risco para o surgimento das doenças cardiovascular e cerebrovascular. Tem como fatores de risco, além da genética, os chamados fatores ambientais, como a obesidade, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.

Assim como outras doenças, o diabetes também é uma doença silenciosa e por isso fique atento aos sintomas que podem surgir em pessoas com altos níveis de glicose ou mal controlados:


· Muita sede;
· Vontade de urinar diversas vezes;
· Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
· Fome exagerada;
· Visão embaçada;
· Infecções repetidas na pele ou mucosas;
· Machucados que demoram a cicatrizar;
· Fadiga (cansaço inexplicável);
· Dores nas pernas por causa da má circulação.

Para o diagnóstico correto, procure seu médico onde ele poderá solicitar os exames laboratoriais necessários.

Segue algumas dicas para prevenir o surgimento diabetes:

· Inclua fibras em sua alimentação. Boas fontes são as frutas, legumes e verduras, além dos cereais integrais, como pães, macarrão, aveia, linhaça e outros. As fibras lentificam a absorção da glicose, além de ajudar na redução do colesterol e melhorar o funcionamento intestinal. Não se esqueça de aumentar o consumo de água para que as fibras exerçam seus benefícios;
· Mantenha seu peso adequado. Procure se exercitar. A prática regular de atividade física além de ajudar na perda de peso, evitando a obesidade, dará mais disposição, melhora a auto-estima e ajudará no melhor controle da glicemia;
· Dê preferência ao consumo das gorduras poliinsaturadas presentes nos óleos vegetais (linhaça, gergelim, coco), azeite de oliva extravirgem e sementes oleaginosas (abóbora, linhaça, girassol, castanhas, amêndoas, avelãs e nozes), evitando o consumo das gorduras saturadas e trans;

Fonte: Viviane Pereira – nutricionista da rede Mundo Verde

Referências:


OMS-
Organização Mundial de Saúde. http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_diabetes_day/en/index.html , acessado em 31/10/11.

SBD-
Sociedade Brasileira de Diabetes
http://www.diabetes.org.br/ , acessado em 01/11/11

SARTORELLI, D. S., FRANCO, L. J., CARDOSO, M. A.
Intervenção nutricional e prevenção primária do diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jan. 2006 .

MENDES, T.A.B.,
GOLDBAUN, M., SEGRI, N.J., BARROS, M.B.A., CESAR,C.L.G.,CARANDINA,L.,ALVES,M.C.G.P. Diabetes mellitus: fatores associados à prevalência em idosos, medidas e práticas de controle e uso dos serviços de saúde em São Paulo, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 6, Junho 2011

MARASCHIN, J. F., MURUSSI, N., WITTER, V., SILVEIRO, S.P.
Classificação do diabete melito.Arquivo Brasileiro de Cardiologia. 2010, vol.95, n.2, pp. 40-46.

GROSS, J.L.;SILVEIRO, S.P.; CAMARGO, J.L.; REICHELT, A.J.; AZEVEDO, M.J.
Diabetes melito: diagnóstico, classificação e avaliação do controle glicêmico. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo. 2002; 46: 16-26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário